segunda-feira, 23 de agosto de 2010

. Como faz: Saia Godê .

Saia godê: é o modelo que mais precisa de tecido pra ser feito! A saia super rodada, com mointo volume, ficou famosa na década de 50 por conta do New Look do Dior – e rodopiou muito nos corpinhos das moças que dançavam o rock n’ roll daquela época. É cortada como um grande círculo, com um espaço no meio pra envolver a cintura de quem usa!

Como prometido, aqui estou para tentar explicar como faz a Saia Godê!
As medidas dessa saia corresponde a quem usa o tamanho M.

O que vamos usar para uma saia igual?
- 1,50 m Tecido Tricoline 100% algodão.
-Tesoura (bem amoladinha), fita métrica, giz, alfinete, linha e viés da mesma cor do tecido.


1-  Divida a medida da sua cintura por 6. Neste caso, 78/6 = 13.
Importante lembrar que, caso haja número após a vírgula, ex: 13,3, respeite, pois se retirado fará grande diferença no final.

2- No meio do papel para molde (papel manteiga, papel pardo...) trace um risco e...


... envolta dele vá passando a fita métrica de 13 em 13 centímetros. Isto será a metade da sua cintura.




3- Agora chegou a vez do comprimento! Meça, abaixo dos traços de 13 cm, o comprimento desejado e trace toda a volta, como na cintura.
Neste caso o comprimento desejado foi de 45cm.
Corte o molde seguindo o traçado em seguida.


Vamos por as mãos no tecido.

4- Dobre o tecido de forma que a trama fique em direção a ourela. Observe que Trama e Ourela ficam paralelas.
5- Feito isto, leve o molde até a dobra do tecido e fixe-o com alfinetes, deixando uma margem, para a costura...


6- Corte o meio da dobra do tecido, para que forme a parte de trás e a parte da frente. Lembrando que, esse tipo de corte é o Corte em Viés.
Corte também a volta da barra e da cintura depois de marcar com o giz 1cm de margem.


7- Alinhave* as laterais e experimente, se precisar de algum ajuste faça antes de costurar à máquina. Assim o tecido não fica marcado.

8- Passe a máquina de costura, na linha reta por cima dos alinhavos, deixando do lado esquerdo uma abertura de 15cm sem costura, para o encaixe do zíper invisível. Retire os alinhavos e arremate a costura na overlock ou zigue-zague.

9- Alinhave o zíper invisível. Troque o pedal da máquina por um que costure zíper invisível e costure-o.

10- Use o viés da mesma cor do tecido para fazer a bainha e dar acabamento na cintura. Na cintura o viés pode ser substituído por uma cós ou revél. Mas para ser menos complicado, o viés vai muito bem.


Peço desculpas pela qualidade das fotos, se alguém tiver uma boa recomendação de câmera fotográfica, eu aceito!

O modelo da saia, está neste post aqui. A saia que costurei para este post é de uma cliente, caso ela envie fotos com a saia, postarei.

Abraços,
Boa costura!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

17 comentários:

  1. parabéns focou ótimo bem explicadinho eu te disse q vc daria uma ótima professora....bjão

    ResponderExcluir
  2. izhinha_lila@hotmail.com09 novembro, 2010 17:09

    vou tentar fazer essa saia nesse fds!! :D

    ahh descobri o blog pq minha irmã de segue!!!muito bom!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Jane!
    Sou uma aprendiz e acabo de adquirir a minha Janome 2008, pós ter visto seus comentários a respeito da mesma.
    Poderia me dizer como fazer o caseado? Não identifiquei o suporte que você cita: "O que me deixa mais impressionada com essa máquina é o caseado! É lindo e super simples de fazer, pelo fato de vir um suportezinho para apoio, além do ponto ser diferenciado (um zigue-zague bem apertadinho e minúsculo)."

    Grata pela atenção
    Sandra

    ResponderExcluir
  4. Heey!
    Muito obrigada! é para isso que serve aquele post!

    Sobre o suportezinho, é dificil explicar... eu poderia ter tirado foto né? rs...
    É um objeto de plastico que vem junto com a máquina, é compridinho e tem o encaixe do calcador... Cê tem que tirar o calcador e colocar esse suporte.
    Olha eu vou fazer um post explicando... acho que é mais fácil né?

    Obrigada Flor.

    beijos.

    ResponderExcluir
  5. Olá, adorei sua explicação. Gostaria de tirar uma dúvida. Se eu quiser fazer a saia godê com mais "gomos", eu divido esse molde na quantidade de partes q eu quiser? Ou preciso fazer algo diferente? Por favor, responda no meu e-mail: no.choice@hotmail.com
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Oi Jane, não entendi os passos nº 5 (levar o molde até a dobra do tecido) e 6 (Cortar o meio da dobra do tecido, para que forme a parte de trás e a parte da frente). Talvez porque o tecido é escuro.
    Você poderia explicar melhor?

    Obrigada. Sua saia ficou linda!

    ResponderExcluir
  7. Olá Jane, também não entendi o passo 5. Estou fazendo uma saia pra minha filha de 12 anos, que terá uma apresentação dos anos 60. Comprei tricoline preto de bolinhas brancas, ela tem 68cm de cintura e a altura da cintura até os joelhos é de 64 cm. Quando dobrei o tecido, não deu. E agora o que faço? Obrigada pelas dicas. Se puder responder em meu email, agradeço.neidejvicente@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Olá.. você pediu dica de câmera fotográfica.. Nâo sei se você já comprou, mas eu tenho uma Canon G12, é semi-profissional. Eu adoro, a imagem é bem boa.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo blog.
    "Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos.
    O que anda na retidão teme ao SENHOR, mas o que se desvia de seus caminhos o despreza.
    Provérbios 14:1-2"

    ResponderExcluir
  10. olá adorei a saia e estou pecisando fazer uma para a apresentação da minha filha, que tem 64 de cintura e a saia será até o joelho (45cm altura), mas eu não entendi a parte da dobra e corte te agradeço muito se vc conseguir explicar de outra forma. meu email rosana13br@hotmail.com. Muito obrigada e parabéns

    ResponderExcluir
  11. use uma câmera sony sybershot que filme em HD. É barata e ótima a qualidade.
    parabéns, vc explica muito bem. tentarei fazer a saia.

    ResponderExcluir
  12. Adorei o passo-a-passo, eu não conseguia fazer este molde pela apostila que eu tenho, fiz 3 vezes o molde como estava na apostila e não dava certo, pois queria que ficasse bem amplo o godê, agora aprendí, até anotei na minha apostila. obrigada, bjs, Helena

    ResponderExcluir
  13. Oi Jane, tudo bem? Fiquei encantada com seu blog. Adoro quando sei de pessoas que verdadeiramente ajudam outras, pelo simples fato de se sentirem úteis, como você está fazendo, passando seus conhecimentos. Jane, qual o método de costura que você usa para fazer suas modelagens, você teria o endereço da escola onde você aprendeu para indicar? E suas máquinas, qual a marca, preciso comprar e não entendo nada de maquinário. Bem, Jane, tudo de bom para você e sua família e parabéns pelo seu blog. leilah.oliveira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Jane! Querida vou fazer uma saia igual a da Minie para minha neta, e também estou em duvida com o passo 5 e 6. Pode ajudar?quanto tenho de comprar para a saia? e a largura ? o manequim dela e 40.. Pode responder pelo email soledadlichirgu@hotmail.com. Bjos!obrigado.

    ResponderExcluir
  15. Gostaria de saber se dá pra fazer esse tipo de saia com tecido sem elasticidade.

    ResponderExcluir
  16. Obrigaaaaadaaaa!!! Foi muito, muito útil!!!!

    ResponderExcluir
  17. Agradeço sua belíssima aula. Agora já me sinto mais segura para fazer uma saia godê. Parabéns !

    ResponderExcluir

A cada comentário, uma flor nasce no deserto! xD